Partindo para mais um post desmitificador vamos
descascar mais um abacaxi para os nossos queridos leitores, que vira e mexe se
matam nas provas de português dos concursos que surgem a todo momento.
Vamos tentar aqui abordar o tema da forma mais
sucinta possível para otimizar o seu estudo ao máximo.
Para facilitar a compreensão vou tratar apenas dos usos mais corriqueiros em concursos. Isso significa que se você quer aprofundar no assunto esse post não vai ser pra você. Se você quer simplesmente resolver questões de concurso siga avante!
As classes gramaticais e as funções que o vocábulo "que" marca presença são as seguintes:
Substantivo; Preposição;
Advérbio; Pronome;
Interjeição; Conjunção;
Partícula Expletiva ou de Realce;
As classes negritadas serão as desmitificadas neste post: Preposição, Pronome e a Conjunção
Preposição
O que, nesse caso, sempre será equivalente ao de, em locuções adverbiais com o auxiliar de ter ou haver.
Ex.: A situação terá que ser contornada. = A situação terá de ser controlada.
Pronome
Pronome Interrogativo (cai pouco): o que vai ser utilizado no lugar do termo que se busca resposta.
Ex.: Que você está querendo dizer?
Obs.: Utilizar a palavra "o" antes do que é errado, mesmo que você fale dessa forma no seu dia a dia.
Pronome Indefinido (cai pouco): nesse
caso o que aparecerá sempre antes do substantivo e poderá
ser substituído por quanto (s) ou quanta (s).
Ex.: Que solidariedade daquele povo.
Pronome Adjetivo (pronome exclamativo, cai pouco): nesse
caso o que também aparecerá antes do substantivo contudo
apenas modificando-o, e ao contrário do indefinido não pode
ser substituído por quanto (s) ou quanta (s).
Ex.: Que situação mais
desagradável!
ATENÇÃO
Pronome Relativo (não cai, despenca!):
esse é um dos casos de uso do que, como pronome, mais cobrados
em concursos. É aquele que que representa nomes já
mencionados anteriormente estabelecendo relação com eles. Poderá ser
substituído por o qual, a qual, os quais, as quais.
Ex.: Peguei o livro que estava na
estante. = Peguei o livro o qual estava na estante.
Você pode desmembrar essa frase da seguinte forma:
Peguei o livro. O livro estava na estante.
Conjunção
O que quando assumir papel de
conjunção exercerá papel fundamental em dois tipos de oração: as orações
coordenadas e as subordinadas, ligando as orações.
Orações coordenadas
a) Conjunção Coordenativa Aditiva (cai pouco): Nesse
caso o que aparecerá sempre entre duas formas verbais
iguais e terá valor bastante próximo da conjunção e.
Ex.: Falava que falava, mas não
convencia ninguém. = Falava e fala, mas não convencia...
b) Conjunção Coordenativa Explicativa (cai
mais): nesse caso o que substituirá oração que pode
ser substituída por pois ou porque, que também são
conjunções coordenativas explicativas.
Ex.: Levante a tampa, que o gás está
instável. = Levante a tampa, pois o gás está instável.
c) Conjunção Coordenativa Adversativa (cai
mais): aparecerá quando o que indicar
oposição ou ressalva e apresentar valor equivalente a mas.
Ex. Um outro carro, que não o meu, deveria buscá-los. = Outra carro, mas não o meu...
Conjunção Subordinativa
a) Conjunção Subordinativa Integrante (cai muito): Aparecerá nos casos em que o que for iniciar oração que exerce função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto não iniciado por pronome relativo. Pode ter sua oração substituída por isso.
Ex. Acho que você está equivocado. = Acho isso.
Ex.: Ela só pensa em uma coisa: que seu filho seja aprovado. = Ela só pensa em uma coisa: nisso.
b) Conjunção Subordinativa Consecutiva (cai muito): Nos casos em que o que for conjunção subordinativa consecutiva, iniciará oração aparecendo quase sempre, nas expressões tão... que, tanto... que, tamanho... que e tal... que.
Ex. O menininho brincou tanto que ficou exausto.
A consequência de
ele ter brincado muito foi ter ficado exausto.
c) Conjunção subordinativa Comparativa (cai mais): Por fim o que aparecerá nas expressões mais... que, menos... que.
Ex. Essa matéria é mais fácil que as outras
DICAS DESMITIFICADORAS
1 - A diferença do PRONOME
RELATIVO e da CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA INTEGRANTE, é que a
segunda pode ter a sua oração, que é iniciada pela
conjunção, substituída por "isso".
Ex.: O professor disse que estamos encrencados = O
professor disse isso. CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA
INTEGRANTE
Ex.: O professor que disse isso é
muito capacitado. Não tem como trocar por isso. PRONOME
RELATIVO
2 - TODO que pronome
relativo vai retomar um termo antecedente.
Ex.: Comprei um carro novo. O carro estava novo =
Comprei o carro que estava novo.
3 - O que preposição
sempre será acompanhado por ter ou haver. E poderá
ser substituído por de.
Ex.: Toda mulher há que se precaver = Toda
mulher há de se precaver.
4 - Passo a passo para descobrir qual que é
o que.
1º - Veja se é possível trocar o que por de.
Se não der, ele não é preposição.
2º - Veja se ele retoma um termo anterior. Se não
retomar, ele não é pronome relativo.
3º - 90% de chance de ser uma conjunção.
Bom pessoal essas foram minhas dicas. Aproveitem
bastante!
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